Brasileira que fugia do altar ganha concurso para pedir o namorado em casamento em Aruba

Casamento nunca foi prioridade nos sonhos da Letícia Ramos, 29, mesmo amando o namorado, Paulo Monteiro, 29.

O casal se conheceu em Brasília, em 2016, por meio de um aplicativo de relacionamento. Após uns dias de conversa, um barzinho e uma festa, eles começaram a namorar –à distância, porque ela logo se mudou para outra cidade em Goiás.

De lá para cá, procuraram valorizar cada fim de semana juntos e aguentaram a vontade de jantar, passear e dormir juntos nos dias em que estavam separados.

No segundo bimestre deste ano, porém, apareceu a possibilidade de a servidora pública se mudar para Brasília novamente. Foi o gatilho para que planos sobre uma vida sob o mesmo teto começasse a surgir. “Entendi que quando for pra lá a gente já vai ter uma vida de casados, só faltaria oficializar”, projeta a goiana.

Foi aí que ela soube do He Said Yes, um concurso promovido pelo governo de Aruba, ilha do Caribe holandês. Na competição, a mulher que enviasse a melhor história de amor, segundo escolha e critérios da Autoridade de Turismo de Aruba no Brasil, ganharia a oportunidade de pedir seu namorado em casamento no local, com viagem e hospedagem pagos, desde que mantivesse a surpresa até o dia do pedido.

No relato, ela contou que após se conhecerem no Tinder, foram morar juntos em uma república em Brasília com mais dez pessoas. Quando decidiram ir para um cantinho só para os dois, a servidora foi foi nomeada em um concurso para trabalhar em outra cidade. Paulo chegou a falar em casamento algumas vezes, mas ela sempre encerrava o papo. Agora que soube que havia sido aprovada em outro concurso e voltaria a Brasília, queria contar a novidade para ele e emendar o pedido de casamento.

O júri gostou da história da moça que fugia do casamento e fez dela uma das três vencedoras da competição em meio a 12 mil inscrições de toda a América Latina.

Assim que soube da escolha, contou para três amigas e para a irmã o que pretendia fazer na viagem. A reação geral foi de surpresa, afinal, seria ela a proponente de algo que ela costumava escapar.

Engana-se quem pensa que um pedido de casamento só causa nervosismo em quem sonha com isso a vida toda. A emoção de Letícia foi às alturas quando pegou as alianças: “Comecei a querer chorar, é um momento muito intenso. Depois que fiz o pedido não consegui segurar. Quando ele disse sim e me abraçou, chorei e vi que estava no lugar certo e com a pessoa certa”.

A ‘pessoa certa’ de Letícia foi assimilando aos poucos a situação. Tudo começou com a ida repentina do casal para Aruba, sob o pretexto de que o casal havia ganhado uma viagem surpresa pela internet e que lá fariam um ensaio fotográfico para divulgação turística. As fotos, supostamente sem segundas intenções, culminaram no pedido de casamento em uma praia paradisíaca.

“[Paulo] demorou um tempinho pra entender o que estava acontecendo, perguntou se era de verdade, se não era encenação. Quando ele percebeu que era aquilo mesmo, ficou muito feliz e empolgado, não queria nem tirar a aliança quando a fotógrafa pediu pra tirar foto [da joia]”, conta Letícia.

A noiva, agora, já sonha com a cerimônia e com o que vem pela frente: “algo simples, ao ar livre, na praia ou em uma cachoeira, apenas com as pessoas mais próximas e sem vínculos com religião. Da celebração, já queremos ir direto pra lua de mel, que deve durar pelo menos 4 meses”.

😲

Sobre a experiência de pedir o namorado em casamento, em uma sociedade em que o mais comum é o homem fazer a proposta, Letícia afirma que a maioria ainda vê a mulher como uma pessoa doida pra casar, enquanto o homem corre do matrimônio. “Tem aqueles comentários de ‘game over’ dos amigos para o noivo, como se o casamento fosse o fim da vida para eles, e aquela pressão sobre a mulher, de que vai ficar pra titia, como se não tivesse nada mais importante. É  como se a mulher só estivesse esperando o pedido, mas a decisão é tomada exclusivamente pelo homem”, diz.

Após viver o momento mágico em Aruba, para o casal, um pensamento permanece: manter um relacionamento leve, com muita parceria, confiança e sintonia. Se tiver isso, a ideia do casamento deve partir dos dois no momento em que acharem oportuno, quem vai pedir oficialmente é apenas um detalhe.

Letícia e Paulo em Aruba após pedido de casamento (Divulgação)
Letícia e Paulo em Aruba após pedido de casamento (Divulgação)