Posso pedir dinheiro de presente de casamento? Especialista tira dúvidas de noivos

Não importa se você quer fugir dos protocolos no seu casamento, dúvidas sobre cerimônia, festa e comportamento sempre surgem. Para entender o que ronda a cabeça dos noivos, o blog perguntou à especialista Flávia Fiorillo, do iCasei –plataforma de serviços e conteúdo de casamento–, quais são as principais incertezas dos casais antes de dizerem “sim” um ao outro.
Segundo Fiorillo, o site recebe mensalmente milhares de perguntas sobre etiqueta, preparativos, lista de convidados, presentes e outros temas. “Ainda que as regras estejam mais fluidas, alguns tópicos são constantes”, explica.
Entre as principais questões estão a ordem de cortejo, como lidar com pais separados, como restringir a lista de convidados para pessoas específicas de uma mesma família, quem paga o quê, qual a maquiagem apropriada para hora e local do evento e dúvidas sobre quantidades de convites, bebidas, doces etc.
Praticamente 100% das preocupações vêm das noivas. São mais de 5.000 contatos mensais pela internet e mais de 1.000 por telefone, conta a especialista. “Algumas pessoas até confundem o iCasei –onde os noivos montam sites de casamento– com agência matrimonial. Recebemos muitas cartas e e-mails de gente pedindo para conhecer alguém, um grande amor”.
Bom, mas se você já encontrou o seu par e pensa em casar, Fiorillo adianta respostas para algumas dúvidas que podem aparecer. Confira abaixo.
Com quanto tempo de antecedência devo começar os preparativos do casamento?
Flávia Fiorillo – Um ano é ideal, dá tempo de organizar o evento com tranquilidade, por causa dos prazos dos fornecedores. Seis meses seria o mínimo para fazer uma cerimônia sem se desesperar.
O que levar em conta ao escolher a data da cerimônia?
Quando os noivos souberem qual estilo mais combina com eles, o tamanho do evento e o tipo de espaço [bufê, igreja, praia, campo], de acordo com a disponibilidade do local. Celebrações na primavera e outono são as mais procuradas, por causa do clima ameno no campo e na cidade. Na praia, a festa pode acontecer no verão sem problemas. Além disso, há casais que sonham com um “destination wedding”.
Quais são as principais dicas para definir a lista de convidados?
É importante ter uma estimativa da quantidade de convidados assim que começar a organizar, porque todos os serviços que serão orçados e contratados dependem disso. A lista deve ser feita por categorias: família, amigos próximos, faculdade, trabalho, etc. Assim, quando for preciso cortar alguém, fica mais fácil de localizar. Organize em uma planilha com o nome como será escrito no convite, quantidade de convidados de cada família, endereço e telefone de contato.
Qual é a antecedência recomendada para enviar o “save the date” e os convites?
O “save the date” deve ser enviado de cinco a seis meses antes do casamento. Os convites para pessoas de outra cidade, três meses. Para a mesma cidade, dois meses. É bom evitar entregar com muita antecedência, pois o convidado pode guardá-lo e esquecer da festa.

Quem convidar para o casamento civil e quanto custa?
Se a intenção é casar no cartório, os noivos devem chamar somente os padrinhos, os pais, os familiares e os amigos mais íntimos. O valor da cerimônia no civil varia de acordo com a cidade. No Estado de São Paulo, fica a partir de R$ 300, aproximadamente.
Posso pedir dinheiro de presente?
Pedir dinheiro é aceitável dentro de algumas culturas, mas, no Brasil, pode ser deselegante. Entretanto, é possível criar listas de casamentos virtuais, optando por diferentes preços de presentes.
Preciso agradecer a todos os presentes que ganhei?
É preciso agradecer todos os presentes, por menores que sejam, com o mesmo carinho que os seus convidados tiveram. No próprio site dos noivos é possível enviar um agradecimento.