Ourives por um dia: noivos fazem as próprias alianças em ateliê

Pesa. Funde o metal. Mil graus. Trefila. Martela. Solda. ‘Voilà’, obtém-se o material final. Pode parecer um procedimento profissional puramente técnico, mas, no Dia da Aliança, torna-se um momento romântico para casais que adoram colocar a mão na massa nos preparativos do casamento. Até mesmo na hora de fazer as alianças.
No espaço, o conceito ‘DIY (faça você mesmo)’ não surge como necessidade de economia, mas como uma experiência pré-casamento, em que os noivos constroem com as próprias mãos o símbolo da união.
Barbara Guth e o marido Flávio Franco trabalham com joias há 15 e 35 anos, respectivamente. Eles comandam o Atelier Escola de Joalheria Flávio Franco, nos Jardins, em São Paulo.
Segundo Barbara, a ideia de convidar os noivos para fazer as alianças surgiu porque o ateliê vinha fazendo muitas alianças personalizadas. “Já que tínhamos a estrutura e oferecíamos aulas de joalheria, por que não trazer os casais para cá para participarem ainda mais do processo?”, conta sobre o início do evento Dia da Aliança, há 11 anos.
“Cada etapa é bem cuidadosa, tanto na parte da construção da aliança, que é feita em tempo real, quanto no bate-papo que temos com casal sobre amor e energia, afinal, o metal é um condutor energético”, diz Barbara.
Os donos auxiliam os casais em quase todos os passos da confecção da joia, exceto na laminação, momento em que apenas os profissionais trabalham devido a periculosidade do processo, e também no final, hora em que entram opcionais, como gravações de nomes e cravação de gemas.
No quesito personalização, “o céu é o limite”, afirma Barbara. “Já fizemos aliança com madeira, casca de coco, pedra que o casal traz de alguma viagem, com carimbo ou toda cravejada de diamante”.
Além de fazer a joia, os noivos têm à disposição no local fotógrafo, bartender e petiscos, motivo pelo qual os noivos respondem a um miniquestionário antecipado sobre restrição alimentar e gostos pessoais.
O Dia da Aliança dura em média cinco horas e normalmente trabalha com uma quantidade de ouro específica por casal, mas é possível acrescentar mais, dependendo do modelo esperado, e até levar de casa. Por isso, o valor do pacote, que inclui um CD com as fotos do casal, varia.
Workshop
Quem tiver interesse em confeccionar as próprias alianças e não se importar em dividir a atenção com outros casais, pode optar pelo workshop, onde mais gente participa e o preço pode ser menor. O próximo evento será no fim de outubro, mas Barbara antecipa que outras datas serão abertas.
Em São Paulo, outros locais oferecem serviços semelhantes de personalização de alianças, como o Ateliê Labriola, com o evento Noivos Ourives, e a MW Joias.
SERVIÇO
Atelier Escola de Joalheria Flávio Franco
- Rua da Consolação, 3037, Jardins, São Paulo, SP
- Tel.: (11) 3062-8816
- e-mail: informacoes@diadaalianca.com.br
- Preços: sob consulta