Até ajuda para obra? Quando o assunto é chá, os noivos estão se superando

Foto: Pixbey
Dani Braga

Você certamente já foi ou ouviu falar em chás de cozinha, em que os convidados dão de presente aos noivos utensílios domésticos que vão de colher de pau a decanter de vinhos.

Não sei quando e como o evento pré-casamento virou tradição, mas é certo que existe desde a época da sua avó.

Se antigamente a festinha era voltada apenas às mulheres, hoje todos são bem-vindos e a ocasião ganha o nome de chá bar e nova roupagem. Além dos itens domésticos, convidados podem levar bebidas para o momento ou para compor o bar da nova casa do casal, mas é opcional.

Pilha de presentes em festa (Foto: Pixabey)

Ok, com essa festança todo o mundo já tinha se acostumado, aí as noivas inventaram que seria uma boa ideia fazer um chá de lingerie. Na lista de convidados, costuma-se chamar apenas as meninas. Há quem substitua a velha despedida de solteira pelo petit comité para ganhar sutiãs, calcinhas, camisolas e até apetrechos sexuais escolhidos por terceiras para dar um ‘up’ na vida a dois.

Hoje, já é comum ver lojas do setor fazendo listas para ajudar as convidadas a comprar algo de acordo com o gosto da noiva.

Há quem prefira escolher suas roupas íntimas, mas espera contar com os amigos para montar a festa de casamento, mobiliar a casa ou rechear a lua de mel. Surge, então, o chá cofrinho. Isso mesmo. Os amigos que vão à reunião colaboram com uma quantia em dinheiro.

Mas aí tem noivos que vão construir a casa própria ou reformar o futuro lar. Você já entendeu. É aí que entra o chá de construção. Pá, piso, azulejo, areia, cimento, massa corrida são presentes possíveis. O cenário costuma ser o próprio ambiente em obra. A decoração pede simplicidade e aproximação com o tema. Pode até rolar aquele pedido para carregar uns sacos de argamassa, que tal?

Não muito comum, o chá DIY (do it yourself –faça você mesmo) ganha adeptos sobretudo entre aqueles que farão mini wedding. A reunião junta a galera para ajudar a confeccionar itens de decoração da festa de casamento e até objetos para compor o ambiente do novo lar do casal, com um toque, digamos, personalizado.

Diante das diferentes confraternizações, cabe aos noivos escolher uma das opções. Reunir os amigos é bom, mas, honestamente, querer que os convidados, ainda que sejam os mais próximos, comprometam várias datas e o orçamento em função do seu casamento não é lá muito bacana. Afinal, a maioria dos noivos já ganha presentes em razão do casamento.

Pessoas comemoram juntas (Pixabey)

Muitas noivas combinam chá bar com chá de lingerie, mas, ainda assim, analise o perfil de seus convidados para ver se isso será uma dor de cabeça para eles e para os próprios noivos, que estarão envolvidos com os preparativos da festa principal –o casamento!

E você, pretende fazer um chá diferente dos mencionados acima? Já foi convidado para algum evento que fugiu desta lista? Conte para o blog: enfimsos.folha@gmail.com.