Gravata virtual, leilão e barfômetro: as novidades para noivos obterem doações

Aposto que você já foi a um casamento e colocou a mão no bolso para contribuir com a famosa gravata do noivo, não é? Se você não sabe do que estou falando, funciona assim: o noivo se junta a um grupo de amigos e passa de mesa em mesa arrecadando dinheiro dos convidados para ajudar na lua de mel ou no início da vida a dois.

A prática, entretanto, vem perdendo força, segundo alguns especialistas. O designer Felipe Silva, que se casou em 2014 e fez o ritual da gravata, diz que, se casasse hoje, não faria de novo. “Perdi muito tempo da minha festa em função disso, eu poderia estar dançando, falando com as pessoas ou comendo”.

Além disso, para Luis Machado, fundador da plataforma de serviços de casamento iCasei, não é comum que as pessoas andem com dinheiro vivo hoje em dia.  De olho neste mercado, a empresa lançou a gravata virtual, em que os noivos disponibilizam nas mesas um QR Code para possibilitar doação por meio de cartão de crédito. Com a ferramenta, é possível até parcelar o valor.

Tag de mesa com o QR code para os convidados fazerem doações aos noivos (Divulgação)

Os noivos Mariana Oliveira e Vinícius Martins usaram a ferramenta no casamento deles em fevereiro deste ano. Segundo o noivo, a quantia arrecadada foi irrisória, mas ele não se arrepende de não ter feito a arrecadação da forma tradicional, pois acha muito desconfortável para os convidados.

Maria Eduarda e Wesley Lino, que celebraram a união em março, uniram a novidade da gravata virtual ao corte tradicional. Segundo a noiva, a experiência foi positiva porque uniu diversão e uma boa quantia.

Maria Eduarda e Wesley Lino, noivos que usaram a gravata virtual e também o corte tradicional

Para os noivos que não abrem mão da diversão, mas se cansaram da gravata, outras ideias têm aparecido. É o caso do barfômetro, um bafômetro que dedura quem extrapola o teor alcoólico pré-estipulado pelos noivos. Os mais altinhos pagam uma multa, que é a contribuição para os noivos.

Outra ideia que ganha adesão entre os noivos é o leilão do buquê. Os convidados oferecem lances para levar o ramalhete para casa. A atração faz sucesso principalmente entre casais de namorados. O parceiro mais interessado em casar costuma cobrar o companheiro para dar lances maiores.

E você? Considera legal arrecadar dinheiro durante a festa? Pensou em alguma ideia diferente para o seu casamento? Comente!