Novembro e dezembro são meses favoritos para pedidos de casamento, diz pesquisa

Por Dani Braga

Anos atrás, o mês das noivas era maio. Com o tempo, no entanto, profissionais do meio começaram a notar que os meses da primavera passaram a ser os preferidos para casamentos no Brasil.

A novidade, agora, é que o período favorito para pedidos de casamento segue a mesma tendência. De acordo com o portal Casamentos.com.br, 25,6% dos casados em 2017 ficaram noivos em novembro e em dezembro.

O site realizou a enquete conjuntamente a 14 outros sites do grupo WeddingWire em diferentes países. Dos dias 27 de novembro a 4 de dezembro, 10.683 usuários responderam sobre o mês de seus noivados. No Brasil, aproximadamente 1.000 pessoas participaram.

A pergunta foi feita aos internautas no dia em que o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle anunciaram o compromisso. O resultado mostrou que os pedidos de casamento em clima festivo de fim de ano são comuns também nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Itália, na Espanha e no México.

X

DIA ESPECIAL

Para os noivos americanos, a tradição de reunir a família e os amigos no Dia de Ação de Graças (novembro), no Natal (dezembro) e na virada do ano contribui para a alta das propostas de casamento.

Oferecer o anel de noivado ou as alianças como presente também é algo comum entre os noivos.

Foi o que fez o britânico Peter Mark Avery, 34, ao presentear a namorada brasileira, Mirela Sartori, 29, com um anel de noivado no Réveillon de 2017, em Londres.

“Estávamos assistindo aos fogos de artifício na virada, com todo o mundo da igreja, aí ele me deu um presente, dizendo que ele mesmo precisaria abrir. Quando abriu, me pediu em casamento de surpresa”, conta Mirela.

O casal namorava havia seis meses e Peter sempre dizia que queria se casar com ela, mas parou de falar a respeito no início de dezembro, para que Mirela não suspeitasse: “Eu não esperava, ele falou secretamente com a minha mãe e a minha irmã no Brasil para descobrir o tamanho do anel, com a ajuda do Google tradutor”, diverte-se.

Para provar que o fim de ano é cheio de romance, Mirela e Peter se casaram no último 18 de novembro, em Londres.

Mirela e Peter no dia do casamento, em 18 de novembro deste ano, em Londres (Foto: Mauricio Souza)

Você também ficou noivo(a) durante festas de fim de ano? Conte para o Enfim Sós: enfimsos.folha@gmail.com.