Veja dicas afrodisíacas para deixar o Dia dos Namorados mais saboroso

Por Dani Braga
Morango com chocolate é uma ótima pedida para esta época do ano (Katarzyna/Fotolia)

Tem gente por aí reclamando que o Dia dos Namorados caiu justo na segunda-feira (12), mas nada de desânimo! Para ajudar os apaixonados na comemoração, o blog traz dicas apimentadas que vão aguçar os sentidos dos casais, a começar pelo paladar.

Não importa se os namorados ficarão em casa juntinhos ou se vão a um restaurante, o importante é usar a comida como aliada para uma noite ainda mais especial. A nutricionista Juliana Jales vai auxiliar nesta missão sugerindo alimentos afrodisíacos e receitinhas práticas para agradar diferentes gostos.

Mas será que comida pode mesmo estimular os casais? Segundo Juliana, sim, porque os alimentos considerados afrodisíacos têm propriedades que “trazem para o nosso corpo alterações metabólicas capazes de acelerar e vasodilatar a circulação ou de liberar a serotonina, o hormônio do prazer”.

A nutricionista cita entre os principais ingredientes funcionais a pimenta, que “melhora a circulação, aumenta a temperatura corporal e acelera os batimentos cardíacos, dando uma sensação de sudorese, o que aquece nosso corpo e provoca aquela sensação mais ‘caliente”‘.

Morango e banana são ótimas combinações para um fondue (Yulia Furman / Fotolia)

Outro alimento (obrigada, Juliana!) é o chocolate: “Ele age em nosso corpo liberando a serotonina e propiciando prazer, bem-estar e conforto. Chocolate é uma paixão”.

Para aliar prazer e relaxamento, explica a nutricionista, basta usar gengibre em preparações doces e salgadas e em bebidas. “Ele é termogênico, age na vasodilatação, aquece a mucosa gástrica e aumenta o fluxo sanguíneo”.

Se a ideia é provocar a memória erótica, a dica é usar o mel, que, de quebra, “oferece vitaminas do complexo B, aumenta a imunidade e também libera o hormônio do prazer”.

Mel, canela e gengibre são ingredientes afrodisíacos (Bit /Fotolia)

Uma aliada para estimular o desejo e os sentidos, sobretudo tato e paladar, é a canela, especiaria que aumenta o fluxo sanguíneo no corpo, segundo Juliana. Outra indicação são as oleaginosas –como amendoim, nozes e castanhas em geral– cujos poderes envolvem ereção masculina e até lubrificação feminina, uma vez que trabalham na circulação sanguínea.

Nozes, amendoim e castanhas em geral devem compor as receitas afrodisíacas (Visagold/Fotolia)

Se o casal está na praia, é hora de pedir ostra. O molusco é rico em zinco e pode se correlacionar à melhora da libido, diz a nutricionista.

Se estiver no litoral, aproveite a maior facilidade para encontrar ostras (M.studio /Fotolia )

Agora que você já sabe o que comer nesta segunda-feira, pode cozinhar a dois em casa ou fazer uma surpresa para o(a) parceiro(a). Abaixo, confira algumas combinações que levam em consideração as dicas de Juliana para trazer mais “paixão” ao Dia dos Namorados:

Nozes + pimenta: risoto com gorgonzola e nozes

Ostra + gengibre + pimenta: ervilha-torta e minimilho com gengibre e alho

Canela + mel + pimenta: filé de frango ao vinho do Porto e mel

Castanhas + mel: salada com brie, mel e amêndoas

Chocolate + mel + pimenta + canela: fondue afrodisíaca –a dica aqui é usar morango e banana

Gengibre + nozes: rosca de gengibre e nozes

Mel + gengibre + canela + chocolate: banana com mel

Pimenta + gengibre + mel + canela: bolo de pera e especiarias

Se vocês não tiverem tempo de preparar um dos menus acima, esquentem a noite com um chocolate quente com pitadas de canela e mel, sugere a nutricionista.

Bom apetite e feliz Dia (quente) dos Namorados!