Para celebrar 66 anos de união, casal ganha ensaio inspirado em “Up – Altas Aventuras”

Por Dani Braga
Rosina e Claudino dão vida ao casal da animação “Up – Altas Aventuras”, no interior do Paraná
Rosina e Claudino dão vida ao casal da animação “Up – Altas Aventuras”, no interior do Paraná

Fã da animação “Up – Altas Aventutas” (Pixar, 2009), a fotógrafa Larissa Lamp, 19, passou meses atrás de um casal de idosos que topasse posar para um ensaio inspirado na história, mas nunca encontrou.

Foi quando o casal Maria e Claimar levou a ideia da filha adiante: presentear os bisavós Rosina, 86, e Claudino, 83, com um ensaio fotográfico para celebrar as bodas de 66 anos de casamento, no próximo 11 de setembro. Larissa partiu de Pato Branco, no interior do Paraná, rumo à cidade de Francisco Beltrão (cerca de 80 km) com o filme em mente e bexigas em mãos.

As fotos foram tiradas no lago da cidade, na casa deles e em uma igreja, que mesmo não sendo cenário do desenho animado, foi um pedido de Rosina, pois representa o palco do primeiro encontro do casal.

X

Larissa conta que não pediu poses, preferiu fazer os cliques enquanto conversava com Rosina e Claudino sobre o primeiro encontro entre eles, o casamento e as dificuldades que já enfrentaram juntos. “Quando perguntei sobre o segredo de um relacionamento de tantos anos, ouvi do sr. Claudino que ‘basta ter paciência. Não adianta um falar cinco palavras e outro atacar com dez’”.

Rosina, por sua vez, revelou um segredo bem simples: “dormir abraçadinho”. Para ela, o importante é ficar junto sob qualquer circunstância e nunca, em hipótese alguma, um casal deve dormir brigado.

Larissa também guardou um segredo: só revelou que a sessão de fotos era inspirada em “Up” depois de conseguir todas as fotos. Rosina e Claudino, que souberam do ensaio apenas no dia, sequer conheciam o sr. Carl Fredricken e a sra. Ellie, da animação, mas ficaram emocionados com o presente da família.

O que talvez eles não saibam também é que têm muito mais a ver com os personagens do que imaginam quando o assunto é companheirismo. Hoje, devido a repercussão do ensaio fotográfico, ficaram famosos na cidade e até já concederam entrevistas para duas emissoras de TV.

“Os conselhos e a lição de vida que eles me passaram valeram mais do que qualquer real que eu tenha ganhado com este ensaio”, emociona-se a fotógrafa.

Rosina e Claudino têm oito filhos, 19 netos e 24 bisnetos. Larissa já pode escolher o tema do álbum das bodas: “A Grande Família”.


 

Você também conhece uma história de amor inspiradora? Escreva para o blog e nos conte: enfimsos.folha@gmail.com.